2008-06-27

Águas do Oeste aplica 15 milhões de euros em cinco ETAR

Degrémont e Monte Adriano formam o consórcio vencedor do concurso para a construção e remodelação das cinco estações de tratamento de águas residuais (ETAR), geridas pela Águas do Oeste – Carregado, Alenquer, Nazaré, Monfalim e S. João da Ribeira/Ribeira de S. João. O investimento, que será co-financiado pelo Fundo de Coesão da União Europeia, supera os 15 milhões de euros, e tem um prazo de execução de 410 dias. O contrato com a autarquia foi assinado recentemente.

A população total dos cinco municípios da região Oeste abrangida ronda os 95 mil habitantes, dos quais 60 mil serão servidos pela ETAR da Nazaré, um investimento de cerca de 7 milhões de euros. O tratamento biológico desta instalação é «baseado em tecnologia própria da Degrémont, que se constitui por dois reactores Cyclor», especifica a Degrémont em comunicado.

Em Alenquer serão objecto de remodelação e ampliação as ETAR do Carregado e Alenquer, que irão servir uma população de 30 mil habitantes, devendo o investimento neste município ser superior a 6 milhões de euros. Nesta adjudicação também está incluída a construção de duas novas instalações de tratamento de águas residuais, uma no município de Rio Maior e outra que servirá os municípios de Arruda dos Vinhos e de Sobral de Monte Agraço. As duas vão servir uma população de 1500 e de 4500 habitantes, respectivamente, representando um investimento superior a 2 milhões de euros.

Fonte: http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=6727

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece-me bem a construção da nova ETAR, então e em relação à que já existe praticamente no centro da Arruda o que lhe vai suceder? Deita muito mau cheiro, vão desactiva-la ou fazer alguma remodulação para retirar os cheiros como na ETAR de Torres Vedras?